A FANZINETECA DE AVEIRO é uma secção física especial dedicada aos “Fanzines”, Revistas e Jornais alternativos que existe dentro da Biblioteca da Escola Secundária José Estêvão em Aveiro, Portugal.
Surge com o principal objetivo de preservar esses importantes documentos da cultura e expressão “underground” que são os fanzines, além, disso, dar a conhecer à população conteúdos alternativos muito relevantes a nível artístico, em áreas como a Banda Desenhada, Música, Cinema, Fotografia, Design, Ilustração, Escrita, Poesia, Política e Sociedade.
Esta é a coleção pessoal de Miguel Correia, por ele adquirida ao longo do tempo e agora disponibilizada para consulta por toda a comunidade para fins de pesquisa, investigação ou mero interesse por este tipo de publicações.
No website agora lançado, os visitantes poderão consultar o catálogo com as diversas publicações disponíveis. Este sistema de catalogação está preparado para efetuar uma pesquisa detalhada por título, referência, autores e editores, assim como por cidade, tema e conteúdos.
O visitante também irá encontrar aqui todas as novidades relevantes desta colecção, assim como toda a informação relativa às principais iniciativas e eventos promovidos pela Fanzineteca de Aveiro.
O acervo da Fanzineteca conta, neste momento, com 494 fanzines, jornais, revistas e livros de artista. Este conjunto foi adquirido ao longo de alguns anos e continua a crescer.
A partir de agora a Fanzineteca de Aveiro também irá aceitar doações provenientes de fan editores que pretendam ter as suas obras aqui representadas e também de pessoas que detenham colecções de fanzines e não as pretendam manter, mas que também não as queiram destruir.
Desta forma iremos conseguir preservar estas publicações evitando a sua destruição, e em simultâneo aumentar a variedade das obras disponíveis para consulta dos utilizadores da Fanzineteca de Aveiro.
Contacta-nos por e-mail, telemóvel ou faça expedição para a nossa morada de envio e triagem.