No contexto do desenvolvimento de algumas atividades do Plano Nacional das Artes no nosso agrupamento, nomeadamente na edição e otimização de vídeos, deixamos aqui uma lista de ferramentas que, apesar de gratuitas, são eficazes e reúnem as potencialidades necessárias - edição multipista e filtros que nos permitam corrigir e melhorar alguns problemas revelados pelo material videográfico.
1. O KDENLIVE nasceu no universo do Linux mas existe para o Microsoft Windows e Mac OS e pode ser obtido aqui. Muitos consideram-no o melhor editor vídeo gratuito que por aí anda, rivalizando com muitas das ferramentas comerciais disponíveis. Uma das suas características mais importantes é o "Proxy Editing" em que utilizamos cópias de qualidade mais baixa para criar o produto final com qualidade máxima, permitindo-nos o uso de computadores com capacidades mais reduzidas.
2. OPENSHOT é um clássico do open-source e já tem muitos anos e milhares de utilizadores. Tem a particularidade de ter uma versão para o Chrome OS, além das expectáveis para Windows, Linux e Mac OS.
3. O SHOTCUT é o mais parecido com o popular Sony/Magix Vegas e muitos utilizadores que fizeram a transição para este software gratuito dizem que a adaptação foi extremamente fácil, já que a aparência e organização das várias ferramentas e menus é muito similar. Portanto, se estão habituados ao Vegas e procuram uma alternativa, escolham este programa. Existem versões para Windows, Linux e Mac OS.
Existem muitos outros programas gratuitos que nos permitem editar vários vídeos ao mesmo tempo, aplicar filtros, fazer ajustes e utilizar transições, mas estes três são um bom ponto de partida.